Tarteletes de atum [#AlmoçosSaudáveis]

Boa tarde, Boa tarde :) 
Entraram bem nesta nova semana? Ou a segunda-feira foi muito difícil?
A minha foi muito tranquila. Tenho que aproveitar esta semana para descansar que loucos tempos me aguardam. Esta manhã estava a pensar no que fazer para o almoço e fui à minha "to do list" e encontrei esta receita do blogue 7 gramas de ternura que já tinha guardado (apesar de ser uma receita recente) verifiquei se tinha todos os ingredientes e pus mãos à obra... não fiz os queques mas sim tarteletes, achei mais apropriado para o almoço. Acompanhei com brócolos cozidos com um fio de azeite e tive um almoço saudável. 
Devem ter reparado que coloquei na hashtag que coloquei no título... Pois é, é isso mesmo que estão a pensar: mais um desafio!
Não sou uma seguidora acérrima da comida saudável, gosto de estravazar um pouco de vez em quando, mas para manter o peso que perdi e conseguir perder uns quilinhos que me estão a incomodar, e acima de tudo para manter uma dieta saudável gosto muito de fazer almoços e jantares saudáveis. E este é óptimo para levar na marmita para o trabalho, para a escola, para a universidade, etc. :) 
Gostam da sugestão de hoje? 
Fico à espera das vossas sugestões para a minha nova hashtag #AlmoçosSaudáveis ;) O desafio está lançado! 



Tarteletes de atum
(adaptado daqui)

Ingredientes:

2 latas de atum ao natural (ou em azeite)
225g de farinha (de trigo ou de arroz)
1 c. chá de fermento em pó
2 ovos + 2 gemas
oregãos q.b.
1 cebola média
sal q.b.
pimenta moída
75 g de manteiga derretida
100 ml de leite
Uma cabeça de bróculos fresca (para o acompanhamento)


Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 180ºC.
Numa tigela coloquem a farinha com o fermento, a cebola picada, os ovos e as gemas. 
Adicionem o leite com a manteiga derretida e mexam tudo muito bem. 
Junte os oregãos, um pouco de pimenta e o sal e envolvam bem. 
De seguida adicionem o atum escorrido e misturem bem a massa para envolver os ingredientes.
Untem com manteiga uma forma para 6 tarteletes e polvilhem com um pouco de farinha. 
Distribuam  a massa pela forma e levem ao forno durante 20/25 minutos. Nos últimos 5 minutos coloquei o forno no Grill para as tarteletes ficarem douradinhas por cima.
Enquanto as tarteletes estão no forno, coloquem os bróculos a cozer em água e sal até ficarem al dente e acompanhem as tarteletes com este legume ou outro ao vosso gosto.







Comentários

  1. A minha segunda-feira foi caótica! Quase todas são! Mas esta foi particularmente preenchida e cansativa. A semana ainda mal começou e já me sinto exausta! Terei de fazer estes queques pois gosto muito de atum e cá na ilha temos atum de conserva de primeiríssima qualidade! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há segundas assim mais caóticas e ocupadas!
      Se gostas muito de atum vais gostar destas tarteletes ;)
      Beijinhos!*

      Eliminar
  2. Parece-me muito bem! Gosto imenso de marmitar estes "petiscos"
    Um beijinho,
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também :) é óptimo para levar na marmita!
      Beijinhos!*

      Eliminar
  3. A segunda feira é sempre complicada :\, eu apesar de gostar muito de doces tento durante a semana fazer uma alimentação saudavel, e essas tarteletes parece me muito bem com ótimo aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tento manter uma alimentação minimamente saudável :)
      Ao fim-de-semana tento não ser tão rigorosa e por isso normalmente há sempre um bolinho ou um doce!
      Beijinho!*

      Eliminar
  4. Olá:)))

    Minha segunda feira é sempre calma eheheheh ainda tousempre em modo fim de semana :)

    Fazes muito em nao ser rigida nas dietas tambem nao sou há que ter uma alimentação saudável e contribuir para o nosso bem estar isso sim é importante:)

    Adorei esta tua receita parece deliciosa.

    Usaste farinha de arroz?

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte! Quem me dera ter segundas sempre em modo fim-de-semana ahah :P
      Nem mais, disseste tudo. Se formos demasiado rígidos é difícil obter bons resultados!
      Obrigada Vanessa! :) normalmente uso farinha integral ou farinha de arroz!
      Beijinho!*

      Eliminar
  5. Eu faço estes queques com uma ou duas diferenças. A cebola faço um refogado primeiro antes de a colocar junto do preparado da farinha e assim. E também junto alho francês. Fica com um sabor totalmente diferente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho que experimentar com alho francês ou até com espinafres!
      Deve ser muito bom e dar um sabor bem diferente! ;)
      Beijinho!*

      Eliminar
  6. Olá Cátiaa! :D
    A minha segunda foi tranquila porque estou de férias. Ai que bom!
    que belas tarteletes. Podias me ter convidado que eu aceitava com todo o gosto. Adoro este tipo de receitas e assim saudáveis. Maravilha!!Será que ficam bem com farinha integral? Tenho um pacote aberto.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aproveita as férias Sarinha! ;)
      Convidaria com todo o gosto! Sim, à confiança. Já fiz com farinha integral ;)
      Beijinhooos!*
      P.S. Devo ir fazer as tuas cookies amanhã, depois digo como correu!

      Eliminar
  7. Essas tarteletes são as coisas mais praticas de sempre, ótimas para comer na hora e ótimas para levar na marmita! Até para petiscar ao longo do dia :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Avelã :)
      Gostei tanto que vou experimentar com bacalhau, deve ser ainda melhor!
      Beijinho

      Eliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone