sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Pão integral de banana com aveia e sementes

Quem me conhece sabe que sou uma fã incondicional de pão, seja ele qual for... de trigo, de mistura, integral, de sementes, de malte, de centeio... eu gosto é de pão, pão verdadeiro! 
As memórias remetem-me sempre para o forno a lenha da minha avó de onde saíam pães enormes parecidos com o pão de Mafra e eu adorava aquele cheirinho. Ia logo a correr colocar manteiga ou azeite porque a minha avó não come lacticínios. O meu avô ia sempre buscar a lenha e acendia o  fogo no forno, eu ficava a admirar a minha avó a amassar cheia de vigor o pão. Quando apareceram as máquinas de pão fiquei louca e quis ter uma, mas passou-me a vontade, nenhum pão era igual. Lembro-me de a minha avó preparar uns pães mais pequenos e colocar azeite e açúcar, uma loucura mas muito boa, assim como os pães com chouriço, só me recusava a comer o pão com torresmos.
Ando há algumas semanas para experimentar esta receita do Célio, mas o stock de sementes estava em baixo, ainda assim repus algumas mas faltou a linhaça, o sésamo preto e as de abóbora e girassol. Fica para a próxima, desta vez ficou assim e gostei muito!
Fica esta sugestão para experimentarem no fim-de-semana!*




Pão Integral de banana com aveia e sementes
(receita adaptada do blog Sweet Gula)

Ingredientes:

150 g de farinha de aveia
100 g de farinha integral
1 c. (sopa) de sementes de papoila
2 c. (sopa) de sementes de sésamo branco
2 c. (sopa) de sementes de chia
1 c. (chá de bicarbonato de sódio
1 c. (chá) de fermento em pó
1 c. (chá) de sal
100 g de manteiga derretida
65 g de açúcar mascavado
50 g de açúcar amarelo
2 ovos
2 c. (chá) de extrato de baunilha
4 bananas maduras e em puré

{para o topping}
sementes de sésamo branco
sementes de papoila
rodelas de banana




Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 180ºC.
Untem com manteiga e polvilhem com farinha uma forma rectangular, tipo bolo inglês e reservem.
Numa taça misturem a farinha peneirada, as sementes, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal. Reservem.
Noutra taça batam a manteiga com os açúcares durante alguns minutos até estarem bem ligados.
Adicione os ovos e o extrato de baunilha e bata mais um pouco para misturar.
Com um garfo esmaguem as bananas reduzindo-as a puré e adicionem ao preparado anterior.
Aos poucos, vão adicionando a mistura de farinha e sementes e envolvam com uma espátula em movimentos circulares até que todos os ingredientes estejam bem misturados
Despejem a massa na forma reservada, alise a superfície com uma espátula e polvilhe a gosto com sementes e as rodelas de banana.
Levem ao forno cerca de 30-35 minutos.
Retirem o pão do forno e deixe arrefecer na forma durante 10 minutos.
Desenformem e deixem arrefecer completamente sobre uma grelha.
O pão poderá ser conservado à temperatura ambiente durante 3 a 5 dias, desde que devidamente embrulhado em papel de alumínio ou película aderente.














6 comentários:

  1. Duas! Eu adooorroooo pão! Gosto tanto que sou capaz de comer simples sem mais nada! Se há coisa que ao início me custou não poder comer com a frequência e na quantidade que eu gostava, foi o pão! Agora já me habituei! E felizmente existem estás alternativas saudáveis! E nem me fales em pão quente com manteiga! A minha mãe cozia o pão em casa, e posso afirmar que qualquer pão que compremos não tem o mesmo sabor! E quando saía quentinho, ainda a ferver mesmo, e barrava uma fatia com manteiga... oh, era de bradar aos céus! Tu não gostavas de pão com torresmos?! Ai, é tão bom também! Já não como há tantos anos! Bolas, tenho a mesmo tendência para gostar de tudo o que faz mal!! E depois deste bate-papo, fiquem tão sem forças que só para arrebitar comia duas fatias desse pão maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, confesso que os torresmos não me alegravam mas, de resto, todo o pão eu adoro e gosto de comer quente sem absolutamente mais nada!
      Este foi uma experiência óptima, gostei muito!
      Eu também não como muito pão, mas o meu pão da manhã é sagrado! :)
      Beijinhos, bom fim-de-semana!*

      Eliminar
  2. Que pãozinho delicioso!! :)

    http://miascuisinemf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de pão - não sou a maioooor fã, mas gosto. Faço questão de dizer que não sou a maior fã porque o meu gostar é bastante moderado, passo semanas sem comer pão e quando como normalmente não escolho o tradicional (o pão alemão, por exemplo, é ótimo mas muito denso e com um sabor forte, não é propriamente parecido ao pão de trigo). Desta forma, acho que pessoas como a minha avó me matariam se eu usasse de forma tão leve o status de fã de pão, porque ela é mesmo (meeeesmo) muito fã, acho que não há outra coisa que prefira. :P
    De qualquer modo, este pão, que também se afasta um bocado do 'tradicional', parece-me ser do meu tipo! Saudável, fofinho e saboroso :) Já estou para aqui a imaginá-lo torrado e coberto com manteiga de amendoim... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Semanas sem comer pão para mim eram uma loucura! :)
      Gosto muito de pão alemão, eu e pão de trigo não somos amigos... a não ser que seja pão de Mafra ou pão alentejano!
      Este pão é muito bom e tem que ficar bem cozido! :)
      Beijinhos!*

      Eliminar