A minha Lasanha

Pois é, como têm reparado nos últimos tempos tenho andado bastante pela cozinha e por isso também tenho andado mais activa por aqui... espero não sofrer as consequências na balança! A verdade é que a chuva também não me tem permitido dar os meus longos passeios com a minha cadela, e quando fico pela aldeia gosto de o fazer para poder compensar o tempo que estou em casa "parada".
Isto de andar pela cozinha também me ocupa a cabeça, distrai-me e ajuda-me a relaxar porque se há coisa que detesto é ter pouco tempo para cozinhar. Gosto de cozinhar com calma, apesar de conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo e de gostar daquele "stresszinho" engraçado que há na cozinha!
A minha mãe aproveita quando estou aqui por casa e eu fico quase sempre responsável pelo almoço. Hoje estava a pensar fazer uma lasanha de vegetais maravilhosa que vi num blogue igualmente maravilhoso, mas a minha irmã vinha almoçar a casa e franziu o nariz quando lhe disse o que estava a pensar fazer... "faz a tua lasanha" foi a resposta que tive, e pronto, lá fui eu fazer a "minha lasanha". 
Partilho convosco a receita que costumo fazer e relembro uma outra lasanha que fiz, mas de bacalhau.
Aproveito para vos dizer que gostei muito mais de lasanha com massa fresca (comprei no Lidl e é de marca italiana). A lasanha de vegetais não ficou esquecida e farei quando não tiver uma "adolescente carnívora" a pedir-me a de carne ;)



Ingredientes:
6 placas de massa fresca
500 g de carne de vaca picada
1 lata de cogumelos laminados (335 g)
210 g de polpa de tomate
1 cebola média
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Molho bechamel q.b. 
(1l de leite, 4 c. sopa de farinha, manteiga e noz-moscada)
Sal e pimenta q.b.
Mistura de ervas aromáticas para carne

Preparação:
Comecem por picar a cebola e os alhos e coloquem numa panela com um fio de azeite. Depois de alourar a cebola coloquem a carne e deixem cozinhar. Temperem a carne com sal, pimenta e uma mistura de ervas (a tal que a minha mãe tinha por casa e eu fui usando, sei que é da Margão). 
Enquanto a carne cozinha podem ir fazendo o bechamel. Eu costumo fazer a olho, mas hoje só não pesei a manteiga... coloquei num tacho um pedaço de manteiga a derreter, adicionei a farinha e mexi com a vara de arames, depois fui adicionando o leite e temperei com noz-moscada e sal. 
Durante a feitura do molho, vão juntando a polpa de tomate na carne e os cogumelos e deixem cozinhar mais um pouco.
De seguida é só montar a lasanha. Num tabuleiro barrem o fundo com bechamel para as placas não colarem, coloquem as placas depois carne, bechamel e assim sucessivamente. Desta vez não coloquei queijo ralado por cima, mas são livres para o fazer que também fica muito bom!
Levem ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos.

Dica: se o bechamel ficar com alguns grumos, não desesperem e vão buscar a varinha mágica que deve estar sempre à mão nestas alturas.















P.S. As fotos não estão muito bonitas porque a fome falou mais alto!

Comentários

  1. Cá em casa todos gostam de lasanha embora faça poucas vezes. Aqui não encontro placas de massa fresca, e sinceramente não tenho muita paciência para a outra! Mas se tiver a possibilidade de me sentar à mesa e comer uma deliciosa lasanha como essa, garantidamente não vou recusar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não faço muitas vezes, só quando venho a casa e somos 4 a comer porque quando estou sozinha nunca faço.
      A massa fresca comprei no Lidl, chama-se "Nonna Mia, mas também deve haver noutros sítios... vou procurar e depois digo alguma coisa!
      Beijinho

      Eliminar
  2. Hoje o jantar também vai ser lasanha de carne pois é a preferida do meu filho.
    Essa ficou uma maravilha.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha irmã também tem a lasanha de carne e cogumelos como a preferida!
      Obrigada São!
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  3. Olá Cátia,
    antes de mais quero agradecer a sua vista ao meu blogue :)
    Eu gosto tanto de lasanha, mas tanto! Inexplicavelmente raramente faço, e acabo por comprar já pré-cozinhada. Comparativamente bem sei que fica bem atrás da que possamos fazer em casa, mas acho que foi uma receita que foi sempre ficando na preguiça de fazer. Mas esta claramente abre apetite e vontade de fazer :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta :)
      Agora senti-me um pouco velha por me tratar por "você", para a próxima trate-me por tu (acabei de fazer o mesmo consigo/contigo xD)
      Eu confesso que só comi uma vez lasanha pré-cozinhada que foi quando sai de casa para estudar e não quis cozinhar... mas a verdade é que só faço lasanha quando tenho mais pessoas com quem partilhar a refeição.
      Ainda bem que te abriu o apetite porque eu fiquei aborrecida porque não consegui fotos muito boas...
      Beijinhos!*

      Eliminar
    2. Ok, fica prometido, passo a tratar-te por tu! ;)
      Acontece-me vezes sem conta, as fotos não ficarem como nós gostariamos, e pensamos que não vão transmitir a plenitude do seu sabor. Mas na maioria das vezes é mais a nossa crítica pessoal a funcionar, do que outra coisa. As fotos estão ótimas e dão para perceber o bom que deveria estar essa lasanha ;)
      Beijocas
      Marta

      Eliminar
  4. Gosto da dessa lasanha, mas vou ficar à espera da vegetariana.
    Beijokitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar em breve porque tenho placas de massa fresca com prazo de validade ;) a melhor desculpa para comer lasanha outra vez!
      Beijinho, obrigada pela visita!

      Eliminar
  5. Olá Cátia!
    Gosto muito de lasanha. Pena o meu marido não gostar de queijo então dificulta um bocado. Mas pronto! Eu faço na mesma em doses mais pequenas ou para quando vem alguém a casa.
    Gosto de todo o tipo de lasanha e há pouco tempo experimentei a de vegetais e adorei. Esta tua está com um aspecto delicioso. É tão reconfortante.
    Costumo usar massa seca da marca milaneza que não precisa de pré-cozedura. Coze no forno. Mas também já experimentei com fresca e adorei. beijinho**** :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, não sei se reparaste mas eu não coloquei queijo nesta minha lasanha ;) há sempre solução para conquistares o teu marido e o renderes à lasanha!
      Eu também uso as placas de massa seca da Milaneza normalmente, mas com massa fresca é bem diferente, sem dúvida!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Ficou muito apetitosa, a lasanha! Eu só fiz uma ou duas vezes lasanha normal... Já experimentei fazer uma massa caseira mas não correu bem, ficou dura. Depois experimentei com uma fresca de compra e já ficou melhor! Cheguei a fazer com placas secas mas, como tu, não fiquei fã...
    Essa ficou mesmo apetitosa, acabei de me lembrar que tenho saudades de lasanha :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta não é normal xD eu não coloquei queijo e tem cogumelos!
      Eu quando faço com placas secas passo-as sempre por água fervida para amolecer um bocado... mas com massa fresca é muito melhor!
      Beijinho

      Eliminar
    2. Com 'normal' refiro-me a 'feita com placas/massa', porque faço lasanha bastantes mais vezes com crepes em vez de placas :P
      Sim, também fiz isso (caso contrário seria mesmo intragável!), mas mesmo assim não é a mesma coisa :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone