segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Bacalhau no forno da minha avó

Ontem estava com saudades de comer um bacalhau no forno que a minha avó faz muitas vezes mas que eu não como desde o ano passado e muito antes do natal... decidi fazê-lo ao almoço e partilhar a receita convosco. É muito simples, rápido e saudável. Leva batata, mas é igualmente delicioso se não as colocarem, caso estejam a cortar nos hidratos de carbono também ao almoço. Eu confesso que só estou a cortar nos hidratos depois das seis da tarde porque o estudo dá-me imensa fome e o lanche acaba por ser mais substancial para evitar que a fome chegue de uma forma desmedida ao jantar, mas é claro que está a ser difícil perder os quilinhos que ganhei depois do verão, mas os do natal já se foram e não foi preciso muito esforço, bastou voltar à minha alimentação mais saudável e sem pecados natalícios. 
E vocês, como estão a começar o ano no que à alimentação diz respeito? Mais saudável? Pouco controlada? Amanhã deixo-vos a receita de uma sopa de peixe maravilhosa que aprendi com a minha mãe e que é óptima para o jantar, porque sacia, tem proteína, legumes e poucos hidratos de carbono. 
Agora, fica aqui a receita do bacalhau da minha avó, espero que gostem!

Ingredientes:

1 embalagem de bacalhau demolhado desfiado
(ou 3 postas de bacalhau)
3 batatas grandes
7 ovos
2 cebolas 
Salsa
Colorau q.b.
Pão ralado q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Descasquem as batatas e cortem na horizontal às rodelas, levem-nas a cozer (não em demasia, para não se partirem) numa panela com sal juntamente com os ovos. Noutra panela coloquem o bacalhau e deixem estar uns minutos até levar fervura e ele estar praticamente cozido. Reservem.
Numa taça batam 3 ovos com um pouco de pão ralado. Reservem.
Numa frigideira alourem as cebolas com um fio de azeite, salsa e um pouco de colorau. Reservem.
Num tabuleiro de ir ao forno comecem a fazer camadas alternadas de batata, bacalhau e os ovos cozidos cortados às rodelas. No fim coloquem por cima o preparado de cebola, e depois o dos ovos com pão ralado.
Levem ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 30 a 40 minutos.




























4 comentários:

  1. Gosto muito de bacalhau e esse esta mesmo uma delicia
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava muito bom! Distrai-me e ficou um pouco mais tostado que o costume, mas... tava muito bom :)

      Eliminar
  2. Adoro pratos de bacalhau! Gostei desta sugestão ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar