Empanadilhas de espinafres e requeijão

Acabei de vos dar uma sugestão para o meio da manhã e/ou a tarde, e agora deixo-vos uma receita que me chamou a atenção na Revista Saúde à mesa e que experimentei hoje... Podem fazer para o almoço acompanhando com uma salada variada ou com arroz integral simples ou então também são óptimas para um piquenique, para levar para a praia ou para um almoço no trabalho. Práticas e simples de confeccionar!

9 unidades
Ingredientes:

Para a massa:
300g de farinha sem fermento (usei farinha integral)
1 c. (sobremesa) de sal
1dl de creme vegetal
1dl de água bem gelada

Para o recheio:
1 c. (sopa) de azeite
350g de espinafres limpos
200g de requeijão light de vaca
1 pitada de pimenta
1 pitada de noz-moscada ralada
Ovo batido para pincelar
Sementes de sésamo e de chia para polvilhar
Azeite para untar

Preparação:


Preparem a massa: deitem a farinha em cima da mesa, abram uma cavidade, juntem o sal, o creme vegetal líquido e a água, misturem bem e trabalhem a massa até ficar uma massa lisa e macia. Façam uma bola com a massa e coloquem-na dentro de um saco (ou enrolada em película aderente) e reservem no frio.
Para o recheio: levem ao lume um tacho com o azeite, quando estiver quente juntem os espinafres, misturem e deixem cozinhar até que percam o volume. Depois retirem-nos para um coador e deixem arrefecer. 
Esmaguem o requeijão e juntem-no aos espinafres frios, temperem com pimenta e noz-moscada e misturem. Liguem o forno a 180ºC e untem o tabuleiro do forno com azeite.
Estendam a massa com um rolo em cima de uma mesa polvilhada com farinha e deixem-na com uma espessura fininha (para ficar estaladiça). Coloquem em cima da massa uma colher de sopa (mais coisa menos coisa) do recheio, cubram-no com massa para ficar tipo rissol e corte com um cortador. Certifiquem-se que os bordos da massa ficam bem fechados.
Coloquem no tabuleiro, pincelem com um ovo batido e polvilhem com sementes de sésamo e chia. Levem ao forno durante 20 minutos, retirem e sirvam as empanadilhas mornas ou frias.

Nota: Na receita original apenas colocavam por cima das empanadilhas sementes de sésamo pretas, mas como não tinha coloquei sementes de sésamo brancas e sementes de chia.

Dica da Cátia: Preparem a massa cerca de uma hora ou duas antes de completarem a receita, para a massa poder repousar algum tempo no frio e ficar suficientemente elástica e boa para fazer as empanadilhas. Sobrou-me massa, portante dará com certeza mais de 9 unidades, dependendo do tamanho das empanadilhas que fizer. Não se esqueçam que se usarem farinha integral como eu fiz, têm que peneirar muito bem a farinha para retirar todos os farelos que ainda contiver.

Sugestão: O acompanhamento pode ser variado, mas eu sugiro um arroz integral simples ou uma salada variada.



Comentários

  1. Aii que deliciaa! Vem para Lisboa cozinhar para mim, vem..! :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha :P nunca te lembraste disso quando ai estive... agora olha xD combinamos dps nas férias de Natal uma jantarada ;)
      Beijoca

      Eliminar
  2. Devem ser bem gostosas!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Olá Cátia!
    Também vi essa receita na altura, mas nunca experimentei.
    Ficaram com um ótimo aspeto, quem sabe um dia destes experimente;-)
    Beijo

    http://ps-eucozinho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Experimenta porque são óptimas, eu fiz a massa com farinha integral e não notei nenhuma diferença..
      Beijinho e bom domingo!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone