Bolo de chocolate com claras - Aproveitamento de Ingredientes #1

Olá queridos foodies :) 

Se tal como eu não gostam de desperdício alimentar, vão adorar a nova rubrica do blogue! 
Vou começar a publicar as receitas de sobras de comida, de ingredientes que sobram de uma receita, e muito mais! Os tempos que vivemos não se adivinham fáceis e por isso devemos aprender a dizer basta ao desperdício alimentar! 
Ontem trouxe-vos uma receita de tarte de feijão que tinha como ingredientes 10 gemas... ora, para obter 10 gemas fiquei com 10 claras! Como sabem as claras são super versáteis e a minha irmã aproveitou logo para usar algumas para os ovos mexidos, mas mesmo assim ainda sobraram algumas e a minha mãe ainda tinha outras congeladas e que eu aproveitei também para esta receita e para outra que farei amanhã! Desde farófias a omeletes, as claras dão asas à imaginação na cozinha... Hoje deixo-vos esta receita para adocicar a vossa tarde de domingo! Espero que gostem e se tiverem uma forma redonda com um diâmetro menor, utilizem para que o bolo fique mais alto... ou então podem sempre fazer estas quantidades vezes dois e usar na mesma a forma de 20 cm de diâmetro! Fica a dica! 
Tenham um bom domingo e aproveitem para ver um filme no conforto do lar, porque afinal isso também pode ser considerado um luxo que poucos têm!




BOLO DE CHOCOLATE COM CLARAS e cobertura de manga e maracujá


Ingredientes:
245 g de Claras de ovo
120 g de chocolate negro
180 g de açúcar
70 g de farinha
Decoração a gosto (usei doce de manga e maracujá)


Preparação:

Comecem por ligar o forno a 180 ºC e preparem uma forma redonda com fundo amovível e cerca de 20 cm de diâmetro, untem a forma e polvilhem com farinha.
Coloquem o chocolate a derreter em banho-maria.
Batam as claras com a batedeira até formar picos moles. Depois adicionem o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, e continuem a bater até formar picos mais duros. Juntem o chocolate (derretido) e envolvam na velocidade mínima, apenas até tudo se misturar e a massa ficar homogénea.
Retirem o recipiente da batedeira e peneirem a farinha para cima da mistura de claras e chocolate. Com a ajuda da espátula envolvam tudo com cuidado.
Deitem a massa na forma e levem ao forno, cerca de 25 minutos, mas vão fazendo o teste do palito.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone