Pães de Deus, para variar os pequenos almoços durante a quarentena

Olá Olá :) como está a correr o vosso isolamento social? 
O estado de emergência já começa a deixar rasto e sabem qual é o meu? Quilos a mais! É que isto de estar em casa, por muito que eu treine, não queimo as calorias todas que ingiro... mas é inevitável estar em casa e não ir para a cozinha! 
Ontem para além do bolo de chocolate para aproveitar as claras, a receita principal da minha tarde foram estes pães de Deus. 
Sou fã da Joana Roque há vários anos e tenho uma admiração por ela e pela forma organizada como gere toda a vida doméstica... se não sabem do que estou a falar, sigam-na no instagram e roam-se de inveja da organização que esta mulher tem na cozinha e com a comida! 
Por agora, deixo-vos a receita da Joana que segui à risca... mas que só me deu para 10 pãezinhos!



PÃES DE DEUS, receita da Joana Roque

Ingredientes para 12 pãezinhos:
500 g + 100 g de farinha
75 g de açúcar
75 g de manteiga
50 ml de leite
200 ml de água
11 g de levedura seca (tipo fermipan)
sal q.b.

Cobertura:
1 ovo + 1 gema para pincelar
80 g de coco ralado
80 g de açúcar
40 g de manteiga amolecida


Preparação:
Numa taça coloque as 100g de farinha e abra um cova ao meio. Acrescente o sal e a levedura e o leite morno, mas não demasiado quente. Amasse bem até conseguir formar uma bola, tape e deixe repousar cerca de 20 minutos.
Noutra taça coloque as 500g de farinha, o açúcar a manteiga amolecida e a água tépida. Acrescente também a bola de massa anterior, previamente repousada e amasse bem até obter uma bola de massa elástica e macia. (Pode optar por amassar na máquina de pão, no robot de cozinha ou com uma batedeira e pás próprias.)
Forme uma bola, tape e deixe repousar mais 30 minutos. Ao fim desse tempo divida a massa em 12 bolas mais pequenas e coloque-as num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, tape com um pano e deixe repousar mais 45 minutos. (Atenção as correntes de ar e cumpra os tempos de levedar ou o resultado não será o melhor!)
Misture agora todos os ingredientes da cobertura (menos a gema) e reserve.
Quando os pãezinhos estiverem levedados, pincele-os com a gema de ovo e cubra generosamente com a cobertura.
Leve depois os pãezinhos ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 15 minutos. (Não caia na tentação de os deixar mais tempo no forno. Os pãezinhos devem ficar macios)
Sirva depois simples, com manteiga ou com queijo e fiambre.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone