Canelones de beringela com carne picada, molho de tomate e parmesão

Como já devem ter percebido esta semana sou a cozinheira oficial dos almoços cá de casa e hoje acordei com vontade de comer beringela... era um legume que eu comia bastante antes de ir para Coimbra e que cozinhava muitas vezes, mas as ementas semanais da residência tem esta grande falha: a beringela. Por isso mesmo hoje decidi fazer um almoço saudável e fui ao baú buscar uma receita que tinha guardado da Joana Roque. Fiz algumas mudanças consoante o que havia na cozinha e saiu isto... espero que gostem :) O molho de tomate é óptimo!!


Ingredientes:

200 g de carne picada de vaca
1 beringela grande
Tomates pelados*
2 cebolas médias
2 dentes de alho
75 g de queijo parmesão
1 c. (café) cominhos em pó
Oregãos q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

*usei tomates congelados que estavam previamente pelados (uns 3) e alguns tomate-cereja que gosto sempre de colocar nos molhos (manias!!)

Preparação:

Corte a beringela longitudinalmente em fatias não muito grossas. Coloque depois a beringela numa taça e tempere com um pouco de sal e um fio de azeite envolvendo bem. Reserve.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho. Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e refogue a cebola e os dentes de alho. Acrescente depois o tomate pelado partido em pedacinhos, assim como os seus sucos, tempere com sal, pimenta e orégãos a gosto e deixe cozinhar em lume brando até o molho estar apurado, cerca de 15 minutos.
Entretanto leve uma frigideira ao lume com uma colher de sopa de azeite. Deixe aquecer e adicione a carne picada. Tempere de sal, pimenta e cominhos e deixe saltear, mexendo até que a carne esteja cozinhada. Assim que o molho de tomate estiver pronto acrescente 2 colheres de sopa do molho à carne e metado do queijo ralado. Mexa bem e reserve.
Numa chapa de grelhar ou frigideira anti aderente, sem adicionar gordura, grelhe de ambos os lados as fatias de beringela até que fiquem macias e maleáveis. Deixe arrefecer um pouco.
Monte agora os canelones. Na ponta de cada uma das fatias de beringela coloque um pouco de carne e enrole até formar um rolinho. Repita até esgotar todos os ingredientes.
Num pirex que vá ao forno coloque um pouco de molho de tomate. Sobre o molho de tomate disponha os canelones de beringela e regue-os com o restante molho de tomate.
Polvilhe com o queijo ralado.
Leve agora ao forno previamente aquecido a 180ºC até o queijo estar derretido e dourado.
Sirva polvilhado com salsa picada. (estávamos com tanta fome que nos esquecemos da salsa!!)






Comentários

  1. Olá Cátia,
    Que excelente ideia! Ainda ontem tive a fazer bolonhesa e congelei para quando tenho menos tempo. Não sei não se não vou arriscar a fazer esta receita! :D
    Muito bom! ;)
    Beijinhos
    Sarinha,
    www.noconfortodaminhacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sarinha :)
      É muito fácil, experimenta ;)
      Beijinhos!*

      Eliminar
  2. Beringela não é dos meus vegetais preferidos. A minha avó bebia uma água com beringla estranha, acho eu...
    Mas pronto, acho que resulta bem em lasanhas e canelones e coisas do género. Já fiz lasanha de beringela bastantes vezes, tenho de repetir. E tenho de experimentar esses rolinhos também, que estão simplesmente lindos e muito apetitosos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que de há uns anos para cá me tornei fã de beringela e aprendi a gostar! :)
      Sim, já ouvi falar disso... água com beringela para supostamente emagrecer, será isso? Tinha que se deixar as rodelas de beringela na água com umas gotas de limão durante a noite e beber durante o dia.
      Experimenta, eu gostei muito ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Sim, é isso! Há por aí cada ideia :P

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone