Bolo de noz com natas da minha mãe

O forno estava quente, eu abandonei a cozinha e a minha mãe não contente com o bolo que eu fiz, decidiu fazer um outro bolo, aproveitando o facto de ter o forno quente e nozes descascadas para fazer uma receita antiga de uma das suas mil e uma revistas (como vêem o mal já é de família...). Por isso decidi partilhar essa mesma receita convosco. É uma excelente ideia para aproveitar os restos de frutos secos do natal, neste caso as nozes ou então um simples bolo para o lanche, pequeno almoço ou sobremesa de uma refeição em família... cá em casa faz sempre sucesso e desaparece em pouco tempo!

Ingredientes: 

125 g de manteiga
200 g de açúcar
6 ovos
1 dl de leite
200 g de miolo de noz moído
1 c. (chá) de fermento em pó
1 pacote de natas (200 ml)
Sumo e raspa de 1 laranja
220 g de farinha
Manteiga para untar

Preparação:

Amassem a manteiga com os 150 g açúcar até ficar em creme. Juntem-lhe as gemas e batam muito bem.
Por fim, adicionem o leite, as nozes moídas e o fermento e mexam.
Batam as natas em chantilly.
Batam as claras em castelo e deitem-lhes os restantes 50 g de açúcar, sem parar de bater.
Misturem as natas com as claras, o sumo e a raspa de laranja, e por fim a farinha, mexendo sempre delicadamente com uma vara de arames e sem bater.
Untem com manteiga uma forma tipo bolo inglês, forrem-lhe o fundo com papel vegetal e voltem a untar. Vertam o preparado anterior e levem a cozer em forno pré-aquecido a 160ºC durante cerca de 50 minutos,

Dica da Cátia: Se gostarem podem servir polvilhado com açúcar em pó. Cá em casa não o costumamos fazer para não colocar mais açúcar, ou seja, mais calorias.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone