Gofres com puré de maçã e canela

Este fim-de-semana vim a casa com um motivo especial... A mana Simone faz anos na segunda-feira, 15 anos!! Estou a ficar velha, e esta miúda envelhece-me a cada dia. Para além de estar maior que eu uns centímetros aproxima-se a passos largos dos 18 anos e isso leva-me a pensar que já há uns anitos que passei os 18, e os 20!! 8 anos de diferença são alguns anos mas é muito giro lembrar-me dela bebé e poder vê-la crescer, a todos os níveis. 
Para amanhã ainda não sei que bolinho irei fazer, mas para hoje decidi fazer uma receita de gofres, ou waffles, para o pequeno almoço. E como ainda restavam aqui em casa algumas maçãs reinetas fiz um puré para acompanhar.
Espero que gostem! Bom domingo!*


Ingredientes:

Massa:
180 g de farinha
1 c. (sopa) de açúcar amarelo
1 c. (chá bem cheia) de fermento em pó
250 ml de leite
2 ovos
85 g de manteiga

Puré:
3 maçãs reineta
2 c. (sopa) de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 limão (sumo)

Preparação:

Comecem por preparar o puré, descascando as maçãs, retirando o caroço e casca. Cortem-nas aos cubos e coloquem-nas num tacho pequeno acrescentando o açúcar e o pau de canela. De seguida reguem com o sumo de limão e levem ao lume para cozer. Depois de cozido, retirem o pau de canela e reduzam a puré (se for necessário usem a varinha mágica, mas normalmente eu nem preciso porque gosto do puré com alguma consistência).
Numa tigela larga, misturem a farinha com o açúcar e o fermento em pó. De seguida, acrescentem pouco a pouco o leite previamente ligado com as gemas. Derretam a manteiga e adicionem ao preparado, mexendo sempre. Levantem as claras em castelo e incorporem na massa. 
Aqueçam a máquina própria para o efeito e untem apenas uma primeira vez (não achei necessário nas vezes seguintes e eles não colaram) com manteiga derretida. Acrescentem uma porção de massa com a ajuda de uma concha e fechem a máquina. Deixem cozinhar por dois minutos e removam os gofres com auxílio de uma espátula (normalmente quando estão prontos eles deixam-se cair quando abrimos a máquina).




Comentários

  1. Adoro maça com canela! É daquelas combinações perfeita! Esse gofres não podiam estar melhor acompanhados ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Cátia: estão lindos e apetitosos estes gofres e com a maçã devem ficar irresistíveis!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia :)
      a opção de usar maçã e canela é mais saudável para começar a manhã!*
      Beijinhos

      Eliminar
  3. como eu adoro gofres, deviam estar deliciosos e com maça e canela...magnifico mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma óptima forma de começar um domingo solarengo! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que engraçado, fiquei a pensar que teriam puré de maçã na massa... Mas se calhar é melhor assim, visto que da última vez que tentei fazer uns waffles com puré de maçã e aveia a coisa não foi assim muito bem sucedida :P
    (nunca é demais lembrar o quão difícil é limpar a máquina de waffles quando se colam... D:)
    Que giro, teres uma irmã tão mais nova :) Também tenho um irmão bem mais novo do que eu, e ainda é mais novo que a tua irmã. Não percebo como é possível odiar irmãos mais novos, eles são tão adoráveis, não são? :P
    Que sorte, eu não posso fazer waffles para o meu irmão, ele é um esquisitinho e do que eu faço só gosta de pão de ló e de bolo de chocolate (até nem é mau, considerando que é capaz de comer 1 pão de ló com uma dúzia de ovos numa hora e pedir mais :P ).
    Parabéns à tua irmã! Que bom começar o dia logo com uns waffles deste calibre...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh...obrigada Avelãzita :) sim, eu prefiro fazer com o puré à parte! As panquecas já experimentei com banana e gostei, mas não ficaram bonitas o suficiente para colocar aqui, tenho que tentar de novo... mas com gofres, ou waffles (é tudo a mesma coisa xD) não me aventuro porque máquina de waffles com coisas coladas é a mesma treta das tostadeiras... um inferno pra limpar!!
      A sério? que engraçado! eu tenho 8 anos de diferença da minha irmã... :) ainda é um bocadinho, mas agora já se vai aturando... de 15 em 15 dias eheheh vantagem ou desvantagem de quem estuda há 5 anos fora de casa!
      A minha irmã no que toca a bolos não é esquisita, com a comida é que é pior... Tens que espreitar um post dela aqui com os bolos que ela fez em pasta de açúcar, e alguns já de há 2 anos, creio eu!
      Beijinhooos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone