Doce de abóbora e pêra rocha

Fim-de-semana em casa.
Preparar vendas para a angariação de fundos para a missão de voluntariado no Brasil.
Cozinha à disposição.
Quatro bocas gulosas e sedentas de açúcar ao fim-de-semana.
Foram estes os motes de partida para a receita que vos deixo hoje. Vim a casa, deixei a cidade dos amores pela qual também eu já me apaixonei e decidi ficar uma tarde na cozinha em vez de ir estudar Linguística. Se fiz mal? Talvez, mas eu gosto de mimar aqueles que me mimam e por isso foi fazer um miminho que perdura ainda durante uns dias e com o qual eles se vão lembrar de mim logo de manhã quando estiverem a tomar o pequeno almoço. Peguei em dois grandes ingredientes da minha região: a abóbora menina e a pêra rocha e fiz este doce espectacular... a olho. As medidas que vos vou dar são aquelas que costumo usar normalmente e que aprendi com a minha avó (se bem que eu corto na quantidade de açúcar!).

Ingredientes:

1kg de abóbora menina
1kg de pêra rocha
2/3 paus de canela
700g de açúcar amarelo
Casca de limão e laranja

Preparação:

Descasquem as pêras e a abóbora, cortem em pedaços e colocar numa panela média/grande. Coloquem um pouquinho de água no fundo da panela, mas muito pouco só para a fruta não colar ao fundo.
Acendam o fogão e deixar cozer a fruta. Quando a fruta estiver cozinhada, passem um pouco com a varinha mágica até ter a consistência que desejam (eu dependendo da fruta utilizada passo mais ou menos, quando é de amora nem sequer coloco a varinha e deixo ficar quase como compota). 
Juntem então o açúcar, os paus de canela e uma ou duas rodelas de casca de limão e laranja a gosto.
Deixem o doce apurar, mas cuidado para não ficar demasiado apurado e muito espesso. Eu pessoalmente não gosto de doce demasiado apurado.
Depois de arrefecer coloquem em frasquinhos e sirvam com tostas, pão, comam com queijo, utilizem em sobremesas...dêem largas à imaginação!

Dica da Cátia: se fizerem muito doce lembrem-se que dá uma prenda/oferta muito gira e que normalmente toda a gente gosta. Comprem tecido e atem com uma fitinha de cetim e ai têm uma oferta barata e gira!


Comentários

  1. Respostas
    1. é mesmo bom, acredita :) eu vou começar a fazer doce para vender para angariação de fundos para ir em Missão de voluntariado no próximo ano por isso se quiseres posso sempre enviar por correio um frasquinho eheheh xD

      Eliminar
  2. Confesso que não sou muito de comer doces, mas este chamou-me a atenção.
    Parabéns!
    Beijo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone