Bolo de cenoura para uma Páscoa Feliz :) #BolodeDomingo

Olá olá :) 
Ando desaparecida há praticamente um mês... eu sei que prometi manter as publicações frequentes, mas tem sido muito difícil continuar as publicações com o estágio e o trabalho todo que tenho tido... No entanto tenho passado muito tempo na cozinha e tenho montes de receitas para publicar e mostrar-vos. Hoje trago-vos o bolinho que fiz para os meus miúdos no último dia de aulas antes das férias da Páscoa e eles adoraram :) ficou mais húmido que a minha receita normal, adaptei porque não coloquei os frutos secos e as passas, mas depois partilho a receita sem alterações um dia destes!
Aqui fica a receita! Espero que gostem :) vou andar mais por aqui este mês, espero!


Bolo de Cenoura 
[adaptada do livro do Masterchef, Curso de Cozinha]

Ingredientes:

225 ml de óleo de girassol, mais um pouco para untar
3 ovos grandes
225 g de açúcar mascavado
1 c. de chá de extrato de baunilha
200 g de cenouras, raladas finamente
100 g de farinha de trigo
175 g de farinha integral
1 c. de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 c. de chá de canela em pó
1 c. de chá de gengibre em pó
raspa da casca de 1 laranja

Para a cobertura:
50 g de manteiga sem sal amolecida
100 g de queijo-creme
150 g de açúcar em pó
1/2 de sopa de extrato de baunilha
2 laranja

Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Untem uma forma com cerca de 23 cm de diâmetro e forre-a com papel vegetal.
Numa tigela batam os ovos com o açúcar e de seguida juntem o extrato de baunilha e o óleo de girassol.
Juntem as cenoras raladas e a raspa de laranja. De seguida envolvam com a farinha, o fermente e a pitada de sal. Para finalizar, a canela e o gengibre é adicionado.
Levem ao forno durante cerca de 30 minutos.
Enquanto o bolo cresce no forno preparem a cobertura derretendo a manteiga e juntem o queijo-creme (mascarpone, quark ou philadelphia) com umas gotas generosas de laranja e extrato de baunilha e mexam com uma vara de arames.
Decorem o bolo a gosto com raspas de laranja e se quiserem com cenoura também.





Comentários

  1. Eu gosto muito de bolo de cenoura, é assim com cobertura é tão bom! Domingo passado também fiz um bolo que publiquei sexta! Acho que já estou a ficar viciada! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cobertura é um extra gulodice eheh :)
      Fazer um bolinho ao domingo é sempre tão bom Elisabete, viciante diria! Já lhe peguei o hábito?
      Beijinhos, bom feriado!*

      Eliminar
  2. Adoro bolo de cenoura :P este tem muito bom aspecto :P com a cobertura ainda melhor eheh

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone