Tiramisù... para terminar o ano!

E hoje é o último dia do ano 2016. E que ano... foi um ano muito importante a vários níveis para mim, mas se tivesse que o descrever em poucas palavras foi um ano de crescimento. 
Crescimento e amadurecimento. Foi um ano em que estive afastada da blogosfera, mas um ano em que me centrei no auto-conhecimento. É difícil resumi-lo, e sei que o meu afastamento daqui teve várias razões, mas a principal foi essa... a necessidade de me afastar de muitas "distracções" e centrar-me noutras coisas da vida... e às vezes é preciso saber parar e reflectir. Foi o que fiz. 
Ainda estou a fazer um balanço deste ano, pois nesta altura no ano passado tomei uma decisão que se tornou fulcral no meu ano... não que eu seja daquelas pessoas que escolha esta altura para tomar decisões, simplesmente aconteceu assim o ano passado. 
O ano que se avizinha promete muitos desafios, um deles voltar em força ao blogue... já aproveitei estes dias para fazer algumas alterações, espero que tenham gostado! :)

E depois deste mini discurso sobre o meu ano deixo-vos uma sobremesa que gosto muito e que já não fazia há algum tempo... confesso que me lembrei porque vi a receita no blogue O Cantinho dos Gulosos. Mas como aqui em casa não queriam que colocasse o doce de morango, eu fiz a receita dita "normal"... e o quanto eu viajo mentalmente para Itália quando como Tiramisù :) Já se passaram 4 anos desde que estive por lá e de facto a vontade de voltar é tanta...* mas com a comida também podemos viajar, e é tão bom quando isso acontece!

Aqui fica a receita...


Ingredientes:
3 ovos
100 g de açúcar
300 ml de natas
250 g de mascarpone
2 chávenas de café frio (fiz 3 cafés na Dolce Gusto para ser mais forte o sabor)
2 c. (sopa) de chocolate em pó (mais um pouco para polvilhar)
Palitos La Reine


Preparação:
Batam bem as natas com metade do açúcar e reservem.
De seguida, separem as gemas das claras em recipientes diferentes.
Batam as claras em castelo e reservem.
No outro recipiente juntem às gemas, o mascarpone e o restante açúcar.
Envolvam as claras ao preparado de mascarpone, e depois as natas. Envolvam bem.
Posteriormente, arranjem um tabuleiro bonito e comecem a "montar" o tiramisù. Para isso coloquem o café num prato fundo e juntem o chocolate em pó. 
Depois é só molhar ligeiramente (para não ensopar e partir) os palitos no café e chocolate e fazer uma camada. Colocar de seguida o creme por cima e repetir o processo.
A última camada será sempre de creme e no fim é só polvilhar com chocolate em pó.


















Em relação à receita, tentei seguir tudo à risca e estava tão compenetrada que achei que eram necessários 2 pacotes de natas e não reparei que eram apenas 300 ml, ou seja, reparei no erro enquanto batia as natas, mas distraída quando juntei ao preparado esqueci-me de colocar um pouco menos do que estava (400 ml). Conclusão: acho que ficou um pouco líquido demais...mas ainda deu para fazer duas taças individuais... é preciso ver o lado positivo dos desastres culinários ehehhe :p só provei um pouco do Tiramisù de uma das taças e de facto está um pouco líquido, mas como está no frigorífico pode ser que até logo à noite o do tabuleiro solidifique um pouco mais e fique melhor :) 
Será a sobremesa do jantar de fim de ano!

Espero que gostem! :) É simples e saboroso, eu gosto muito! Além disso não é doce demais, e não abusa no açúcar... (vamos esquecer que tem natas e mascarpone ehehhe :P) 



*UM BOM ANO 2017 PARA TODOS, SEJAM FELIZES!*

Comentários

  1. E que bela maneira de terminar o ano! Adoro ^_^
    Um feliz 2017, cheio de saúde e concretizações aos vários níveis!
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana :)
      Um excelente ano para ti também!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. É verdade que às vezes uma pessoa precisa de se desviar um bocado dos blogs para dar importância a outras coisas, até porque um blog dá mais trabalho do que se pensa :)
    Mas espero que, sem que isso implique deixar de dar prioridade ao que é mais importante, tenhas mais tempo para passar por cá este ano, porque já sentia falta de ver posts novos por aqui :D
    O tal tiramisu resultou muito bem, valeu a pena comer o bolinho de cenoura sem cobertura (até porque um bolinho daqueles é bom com ou sem cobertura) :) Tenho de fazer um, só provei uma vez um que fez uma familiar minha!
    Que o teu 2017 seja perfeito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dou sempre prioridade ao que é mais importante, neste caso concreto foi mesmo a saúde, o estudo etc e tal... ;) mas agora espero continuar por aqui nem que seja mais esporadicamente porque vêm ai tempos de muito trabalho, mas também será uma boa forma de desligar de outras coisas por isso vejo isso como uma coisa positiva!
      Em relação ao tiramisù apesar do pequeno deslize na quantidade, o do tabuleiro ficou mesmo bom e toda a gente adorou... desapareceu e não sobrou nada depois do jantar, foi direto para lavar ehehe :P
      Faz o bolo e depois diz-me como correu :)
      Beijinhos grandes e um 2017 feliz, porque perfeito é uma seca eheh também precisamos de imperfeições na vida para lhe dar um pouco de cor ;)

      Eliminar
  3. Vim aqui parar através do Google e desta receita, que desde já irei fazer! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu pelo comentário e pela visita :)
      Volta sempre que quiseres! :)

      Eliminar
  4. Que bom aspecto que este tiramisu tem! Excelente dica!

    De aprendiz a chef
    Participe no passatempo que está pelo blogue : https://deaprendizachef.blogspot.pt/2017/01/2-passatempo-para-celebrar-o-segundo.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Daniel :)
      Fez as delícias cá em casa e já ficou guardada como uma das receitas a repetir!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Tão simpática :D, ainda bem que gostaste do tiramisu, eu é das minhas sobremesas favoritas, e já agora bom ano (isto quase em final de janeiro :D lol).


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha muitas saudades de tiramisù :) Obrigada pela lembrança!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone