Brownies de chocolate e laranja

As laranjas abundam nesta época e eu decidi fazer esta receita maravilhosa da Joana Roque (de quem sou super fã!) e presentear as minhas colegas amanhã quando regressar a Coimbra e levar estes brownies de chocolate e laranja super deliciosos... Para o meu gosto são um pouco doces, mas ainda bem que só provei um bocadinho, assim a desgraça calórica será para elas amanhã ao pequeno almoço! Mas não se preocupem... a laranja corta em muito o doce do chocolate. 
As minhas sugestões ultimamente têm sido tudo menos saudáveis e peço desculpa por isso, mas férias são férias e na próxima semana vou fazer dieta forçada... ehehe! De qualquer forma quando faço bolos cá em casa eles desaparecem rapidamente e normalmente só como uma fatia por isso o estrago não é assim tão grande! 
A receita está disponível no seu blogue aqui. De qualquer forma passo a citar a receita...

Ingredientes:

200g de chocolate de culinária
200g de açúcar
150g de manteiga
3 ovos
140g de farinha
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 laranja
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Num tacho coloque o açúcar, a manteiga em pedacinhos e o chocolate partido. Leve a lume brando e vá mexendo até que o chocolate e a manteiga estejam bem derretidos. Retire e reserve.
Numa taça coloque a farinha, as 3 gemas, a raspa da laranja e o extrato de baunilha. Junte depois a mistura de chocolate e mexa bem. 
Bata depois as claras em castelos e envolva-as suavemente no preparado anterior.
Coloque depois a mistura de chocolate num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc durante cerca de 25 minutos ou até o bolo estar cozinhado. (O bolo fica uma espécie de brownie!)
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar. Corte depois em quadrados do mesmo tamanho e polvilhe com o açúcar em pó e um pouco mais de raspa de laranja, se desejar.

Dica da Cátia: Como gosto muito do travo a laranja que fica com o chocolate usei raspas de quase 2 laranjas, mas isso deixo ao vosso critério.
O meu tabuleiro era um pouco grande e os brownies não ficaram com o tamanho que queria mas de qualquer forma o sabor estava lá!



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone