Bolo de chocolate com cobertura de leite condensado

Aqui estou eu de novo, de volta à cozinha depois de duas semanas de estudo intenso. Passados que estão os exames de melhoria, e desfrutando de uns dias de descanso hoje trago-vos algo impróprio para quem está de dieta... uma autêntica bomba calórica mas verdadeiramente deliciosa!
Um bolo de chocolate com cobertura de leite condensado! Espero que gostem. Prometo que durante a semana farei jus ao nome do blogue e trarei pratos mais saudáveis, mas é fim-de-semana e uma fatia de bolo com um sumo de laranja e cenoura nunca fez mal a ninguém!

Ingredientes:

Massa:
180 g de manteiga
300 g de açúcar
5 ovos
260 g de farinha
1 c. (chá) de fermento em pó
50 g de chocolate em pó

Cobertura:
1 lata de leite condensado
1 c. (chá) de manteiga

Preparação:

Comecem por ligar o forno a 180ºC.
Para a massa, batam a manteiga com o açúcar até deixarem de sentir o granulado. 
Juntem os ovos um a um, batendo bem entre cada adição.
Adicionem de seguida a farinha, o fermento e o chocolate em pó, misturando bem.
Untem com manteiga e polvilhem com farinha uma forma redonda com 23 cm de diâmetro. Vertam a massa e levem ao forno aproximadamente entre 25 a 30 minutos.
Para a cobertura, coloquem o leite condensado num tacho anti-aderente e juntem a manteiga. Levem ao lume mexendo sempre com uma vara de arames e deixem ferver por 1 minuto. 
Retirem o bolo do forno, desenformem e coloquem no prato de servir. Por cima, vertam a cobertura de leite condensado e decorem a gosto, com raspas de chocolate, por exemplo.

(adaptado de uma receita da revista Nova Cozinha Tradicional Nº125)

Dica da Cátia: Este bolo fica muito bem acompanhado com um sumo de laranja e cenoura, porque corta o doce do bolo e é delicioso. Fica aqui a dica para um belo lanche de fim-de-semana.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone