Cheesecake com compota caseira de alperces e morangos biológicos [#SobremesasDeVerão]

Olá olá :)
Quem habitualmente segue as minhas publicações no Facebook deve achar que sou uma pessoa falaciosa porque ando a dizer que esta receita estaria no blogue há mais de uma semana... o que é totalmente verdade é que eu comecei a trabalhar noutra loja e só hoje tive um bocadinho para me dedicar ao blogue e também para poder visitar os vossos cantinhos. Têm sido tempos atribulados, por várias razões, mas vamos ao que interessa... o meu cheesecake que fez furor primeiro entre amigos e depois em família. Não é muito calórico tendo em conta outras receitas que por exemplo levam leite condensado, mas também não é para abusarem... ;) se bem que há sempre a opção menos calórica se usarmos leite evaporado em vez de natas. 
Mas aqui vai a minha receita de cheesecake, com compota adoçada com stevia e com morangos da horta biológica e alperces das árvores do meu avó, que estavam demasiado maduros e já ninguém os comia... se quiserem podem sempre usar frutos silvestres congelados e levar ao lume e juntar stevia, aproveitar as frutas da época ou simplesmente agarrar num doce de compra! :) isso fica ao vosso critério! 



Ingredientes:

1 pacote de bolachas digestivas ou maria
100 g de manteiga amolecida
250 g de queijo mascarpone ou quark
200 ml de natas para bater ou leite evaporado
4 c. (sopa) de açúcar
4 folhas de gelatina ou gelatina em pó
Essência de baunilha q.b.



Preparação:

Comecem por esmagar as bolachas (eu costumo colocá-las num pano e usar o rolo da massa para as partir) e depois com as mãos juntem a manteiga amolecida na base do vosso cheesecake fazendo a primeira camada (eu fiz este em taças mas podem fazer num prato com um aro amovível) . Levem ao frio para ficar um pouco mais sólido e ser mais fácil juntar a segunda camada.
Depois vão preparar a segunda camada e numa tijela batem as natas até ficarem firmes. Noutra tijela misturem o mascarpone com o açúcar até ficar com uma consistência homogénea. De seguida, coloquem as folhas de gelatina num recipiente com água fria até amolecerem. Depois de amolecidas levem meio minuto ao microondas até ficarem líquidas e juntem ao preparado. Depois é só juntarem as natas e um pouco de essência de baunilha ao preparado com mascarpone e colocar sobre a base de bolacha, terminando assim a segunda camada. Levem ao frio e depois de ter uma boa consistência, mais ou menos depois de uma hora juntem a terceira e última camada com a fruta que mais gostarem e deliciem-se! 







Comentários

  1. Respostas
    1. Era com todo o gosto que as partilharia consigo Elisabete.
      Beijinho!

      Eliminar
  2. Gosto muito de cheesecake e estes ficaram lindos. Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já te tinha dito que o cheesecake é o meu doce favorito?
    E com esta me vou se não como o ecrã do PC. Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é o meu ;) gosto muito de fazer nesta altura!
      Beijinho!*

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O meu bolo de aniversário!

Tarte de abóbora

Bolo de chocolate com mascarpone